quinta-feira, fevereiro 11, 2010

20 Anos da Libertação de Nelson Mandela


JOHANESBURGO - Os sul-africanos se reuniram nesta quinta-feira para comemorar os 20 anos da libertação de Nelson Mandela, que ficou preso durante 27 anos. Milhares de pessoas se encontraram em frente à conhecida prisão Victor Verster, último centro pela qual o líder passou, em 1990. A multidão se reuniu em volta da estátua de bronze erguida em 2008 e que representa o primeiro passo de Mandela como um homem livre. Há exatos 20 anos, Mandela deixava a detenção de mãos dadas à então esposa, Winnie.

- Nós sabíamos que a libertação dele significava a chegada de nossa libertação - disse Cyril Ramaphosa, líder do Congresso Nacional Africano (CNA).

Apenas quatro anos após a libertação de Mandela, os sul-africanos enfrentaram a primeira eleição multirracial, tornando o ativista o primeiro presidente negro.

Mandela dedicou sua vida à luta contra o domínio branco, deixando a Universidade de Fort Hare no início da década de 1940, antes de concluir seus estudos. O ativista foi um dos primeiros a defender a resistência armada ao Apartheid, tendo entrado na clandestinidade em 1961 para fundar a ala armada do CNA, Umkhonto we Sizwe (a Lança da Nação). Mandela foi libertado em 11 de fevereiro de 1990. Um ano depois, foi eleito presidente do Congresso, e em maio de 1994 tomou posse como primeiro presidente negro da África do Sul. Mandela usou seu prestígio para buscar a reconciliação, criando a Comissão da Verdade e Reconciliação para investigar crimes cometidos por ambos os lados na luta contra o Apartheid.


Mvuso Mbali, de 37 anos, estava na multidão desta quinta-feira e disse que estava na mesma prisão há 20 anos.

- E ainda me lembro claramente o que aconteceu - disse ele. - Hoje, estamos reinventando a nossa liberdade e unindo o nosso povo para seguir os valores de Mandela.



Fontes: Youtube e Globo.com

Nenhum comentário: